Perpetuidade na Ótica de Private Equity e VC
Uma outra forma de se calcular o valor de uma empresa após seu período explícito (perpetuidade) é através de múltiplos.
Este método é mais comum entre investidores financeiros como fundos de Private Equity e Venture Capital.
O método de consiste em mensurar o valor que a empresa terá em determinado ano futuro baseado em um múltiplo de mercado. Por exemplo: EV/EBITDA.
Desta maneira, aplicamos o múltiplo ao EBITDA futuro da companhia em determinado ano para calcular seu valor naquele determinado ano.
Enquanto investidores estratégicos adquirem empresas com o objetivo de integrar seus negócios e manter a empresa adquirida eternamente e, portanto, fazendo sentido calcular o valor perpétuo das empresas pelo método de Gordon, a lógica dos investidores financeiros tende a ser diferente desta dinâmica de investidores estratégicos.
Investidores financeiros como Private Equity e Venture Capital não realizam investimentos para continuarem investidos eternamente, pois possuem um período de tempo em que precisam vender seus investimentos. O objetivo de um investidor como Private Equity e VC é, portanto, desenvolver a empresa investida e vender seu investimento mais caro no futuro, trazendo retorno aos investidores.
Desta forma, o método de cálculo da perpetuidade por múltiplos se torna mais comum entre investidores financeiros do que o método de Gordon mais utilizado por investidores estratégicos, dado que os investidores financeiros já adquirem empresas para vender sua participação em determinado período futuro.
O cálculo do valuation total nesta ótica seguirá, então, o mesmo método de DCF no período explícito, mas no cálculo da perpetuidade será realizado o valuation estimado de venda do negócio em determinado ano.
Então se o investidor financeiro pretende vender a empresa investida após 5 anos, por exemplo, o valuation da companhia a ser investida será:
Valor presente do fluxo de 5 anos + Valor presente do valor da companhia no 5o ano
O valor presente do fluxo explícito deverá conter os anos projetado até a data que o investidor financeiro estima vender o ativo.
Perceba que os componentes do DCF são os mesmos (valor do fluxo explícito + valor na perpetuidade), o que diferirá no cálculo será apenas o segundo componente, o valor da perpetuidade, que neste método será calculado por múltiplos. Já o fluxo explícito diferirá apenas no período, pois este deverá ir até o período em que o investidor financeiro estima que venderá o ativo, se for 3, 5, 7 anos, etc.
Entenda este cálculo em detalhes de forma prática em Excel com nosso Curso Completo de Valuation e Modelagem Financeira
Comments